quarta-feira, 11 de junho de 2008

Luanda1



A província de Luanda fica localizada no norte do País na faixa litoral e é constituída por 9 Municípios: Cacuaco, Cazenga, Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba, Sambizanga, Viana, distribuídos numa extensão de 2.257 Km².

O clima é tropical árido e a temperatura média anual é de 25ºC, com duas estações: a das chuvas e a estação seca. A diversidade marinha é abundante.

Existem dois grandes rios, o Bengo e o Kwanza que correm do interior ao Atlântico.

Luanda é a capital da República de Angola e já foi considerada uma das mais belas e animadas cidades da costa ocidental de África. Inicialmente chamada de São Paulo de Loanda, foi fundada a 25 de Janeiro de 1575.

De início o povoamento foi feito na ilha do Cabo e mais tarde ergueu-se a vila, sobranceira à ilha, que ganhou estatuto de cidade em 1605.

O seu porto foi muito importante não só para o escoamento dos produtos naturais vindos do interior, como também no embarque de escravos para a América.

O grupo étnico com maior expressão é o Ambundo, donde se inserem os Axiluandas (homem do mar), que acabaram por desenvolver uma cultura própria.

Os Axiluandas realizam várias manifestações culturais como Carnaval e festas tradicionais. Entre os trajes típicos sobressaem o do pescador, da quitandeira e da bessangana (a mulher da ilha que representa Luanda).

Dedicam também ritos constantes à Kianda (sereia ou espírito das águas). A língua nacional mais falada em Luanda é o Kimbundo.

Em termos de actividade económica a pesca tem um valor importante para as populações que habitam ao longo da costa marítima e nas margens do Kwanza e do Bengo.

A agricultura também tem alguma expressão e é na capital que se concentram as maiores indústrias do país.

Sem comentários: